quinta-feira, 28 de abril de 2011

II CONGRESSO NACIONAL DIVERSIDADE, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS - II CNDEDH



II CONGRESSO NACIONAL DIVERSIDADE, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS
“Compromissos e Desafios das Políticas Públicas em Educação e Defesa dos Direitos Humanos”
15, 16 e 17 de junho de 2011
Campus Juvino Oliveira, Itapetinga-Bahia

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PROEX
NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO GESTÃO EM EDUCAÇÃO E ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES - NUGEET

O II Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos – II CNDEDH na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, promovido pelo  Núcleo de Pesquisa e Extensão Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares – NUGEET, tem como tema gerador: “Compromissos e desafios das Políticas Públicas em Educação e Defesa dos Direitos Humanos”. O objetivo do Evento é suscitar discussões, debates, reflexões, construções e divulgação dos conhecimentos sobre a temática proposta. Desse modo, pretende-se analisar situações-problemáticas relacionadas às questões humanitárias e culturais na sociedade em geral. Além do mais, espera-se a troca de experiências e estudos científicos, através do diálogo baseado na educação em valores, solidariedade, cooperação e direitos sociais do cidadão, com pesquisadores e profissionais das diferentes áreas do saber. O II CNDEDH propõe um ambiente  para a socialização de pesquisas, trocas de saberes e experiências na perspectiva de uma educação em valores para o exercício da cidadania:  respeito às diferenças sociais e/ou culturais e justiça sociais. É a oportunidade para fomentar a criatividade para a construção de uma sociedade e mundo mais humanos, solidários, capazes de incorporar os avanços do desenvolvimento científico e tecnológico. O II CNDEDH será realizado nas dependências da UESB, Campus Juvino de Oliveira, Itapetinga, BA, entre os dias 15, 16 e 17 de junho de 2011, e tem como público alvo: pesquisadores e profissionais das diversas áreas do conhecimento, pesquisadores de iniciação científica, de pós-graduação, alunos de diversas graduações e demais interessados.
Apresenta-se abaixo os eixos temáticos que nortearão as discussões no II CNDEDH:
a)      Ética, Direitos Humanos e Sociais
b)      Violência, Responsabilidade Social e Direitos Humanos
c)       Diversidade, Relações Étnico-Raciais na Escola e Sociedade
d)      Gênero, Sexualidade, Violência e Inclusão Social
e)      Violência Urbana, Cultura Jovem e Representações Sociais
f)        Formação de Professor, Diversidade e Inclusão Social
g)      Direitos Humanos, Diversidade, Diferença e Escola
h)      Preconceito, Práticas de Violência e Cultura de Paz no Mundo Contemporâneo
i)         Intolerância Religiosa na Pós-Modernidade Brasileira
j)        Identidades, Linguagem(ns) e Discursos
k)       Sistema Prisional e Direitos Humanos

Valores de inscrição
CATEGORIAS COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
VALORES
Aluno da Graduação
25
Aluno da Pós-Graduação
30
Docente da Educação Básica
25
Docente do Ensino Superior
50
Outros
50
CATEGORIA SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
VALOR
Ouvinte
20,00

Obs.: Solicitamos que escaneem e mandem por e-mail o comprovante de pagamento da inscrição para que assim que tivermos acesso, possamos programá-lo no trabalho inscrito. Pedimos que enviem escaneado para o e-mail cndedhtrabalhos@gmail.com. Serão aceitos apenas os depósitos identificados.
I. ATIVIDADES PROPOSTAS PELA COMISSÃO DO II CNDEDH:
a) Conferências: consiste na exposição de especialistas sobre o tema do evento Diversidade, Ética e Direitos Humanos, na sua segunda edição, com tema gerador: Compromissos e desafios das Políticas Públicas em Educação e Defesa dos Direitos Humanos”, de forma abrangente e aprofundada, contemplando o debate nacional.
b) Palestras: consiste na exposição de especialistas sobre temas específicos, de forma abrangente e aprofundada, contemplando o debate nacional. Os palestrantes devem enviar seus textos para cndedhtrabalhos@gmail.com, conforme convite.
c) Mesas redondas com convidados: destinam-se a oferecer aos participantes o debate do tema geral e dos sub-temas, sob várias perspectivas de análise, apoiado em pesquisas e estudos realizados. Os palestrantes devem enviar seus textos para cndedhtrabalhos@gmail.com, conforme convite.
d) Momento sociocultural: espaços de confraternização, congraçamento e de apresentação de manifestações da cultura local e regional.
e) Lançamento de livros: espaços destinados para lançamento de livros pelos convidados e apresentação aos participantes do evento de publicação da produção científica e de experiências, com a presença de autores.
f) Reunião de Grupos de Pesquisa: espaço destinado à reunião de grupos de pesquisa/trabalhos com a finalidade de promover encontros entre pesquisadores e difundir iniciativas sobre Diversidade, Ética e Direitos Humanos: “Compromissos e desafios das Políticas Públicas em Educação e Defesa dos Direitos Humanos”.
g) Feira de livros: espaços destinados à exposição e venda de livros e de materiais didático-pedagógicos.
II. ATIVIDADES PROPOSTAS PARA OS PARTICIPANTES:
a) Comunicações: destinam-se à apresentação de trabalhos enviados pelos autores, decorrentes de pesquisas, estudos e experiências relacionados com a temática do evento.
b) Relatos de experiências: destinam-se à apresentação de trabalhos enviados pelos autores, decorrentes de estudos e experiências relacionados com a temática do evento.
c) Pôsteres e painéis: destinam-se à apresentação de relatos de pesquisas iniciadas e de experiências, por meio de formas gráficas e apresentação oral de estudos.

III. REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:


Os trabalhos enviados serão avaliados pela Comissão Científica do II CNDEDH, observando-se os seguintes critérios:
  1. Respeito às normas para inscrição que constam nesta chamada;
  2. Relevância do tema;
  3. Clareza de abordagem;
  4. Adequação aos eixos temáticos.
Observações Importantes:

Os trabalhos recebidos fora do prazo não serão publicados. 

b) Não serão aceitos trabalhos (comunicação oral, relato de experiência, painel ou pôster) sem o pagamento da inscrição.
c) Será obrigatório o pagamento da taxa de inscrição apenas do apresentador do trabalho e somente o apresentador receberá a pasta do congresso e terá acesso a todas as atividades científicas do II CNDEDH. Cada participante poderá se inscrever em, no máximo, 02 trabalhos como apresentador de trabalhos.
d) Não haverá devolução da taxa de inscrição. Quando o trabalho for apresentado em co-autoria, é necessário o pagamento da inscrição de, pelo menos, um dos autores por trabalho. Somente serão aceitos trabalhos com até 03 autores, incluindo o orientador. Lembrando-se que é importante o preenchimento correto de todos os campos no momento da inscrição, observar o que está sendo solicitado nos campos, tendo atenção ao preenchimento das informações, com todos os dados do participante, como também do resumo, pois não será possível alterar/proceder a correção de nome de autores e outros dados informados, nem será possível adicionar autores após a inscrição do trabalho. O conteúdo do artigo e/ou resumo é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
e) A Comissão Organizadora informará o(a) autor(a) sobre o resultado da avaliação do seu trabalho por e-mail. A confirmação da apresentação dos trabalhos aprovados, bem como, a publicação dos resumos nos Anais do II CNDEDH está condicionada ao pagamento da taxa de inscrição no evento até o prazo limite informado no site http://www.uesb.br/ e na sua carta de aceitação. Não  atendidas as normas para preparação dos resumos, conforme orientações da Comissão Científica, o trabalho será rejeitado.
f) Trabalhos não apresentados não receberão certificados. O certificado de apresentação será emitido apenas uma via, a partir dos dados preenchidos no momento da inscrição do trabalho, e será entregue somente ao autor apresentador no congresso.
g) O critério de avaliação adotado pela Comissão Avaliadora para avaliação dos trabalhos será no Sistema de Avaliação Anônima. A Comissão Científica definirá um Coordenador para cada Eixo-Temático. Não será permitida a substituição de trabalhos submetidos. Os autores devem observar os critérios e procedimentos informados para cada uma das modalidades de trabalhos a serem apresentados no II CNDEDH. A Comissão julgará os trabalhos exclusivamente por sua qualidade, e serão consideradas somente contribuições inéditas e enquadradas no escopo do Congresso, sendo vedado ao autor submeter trabalhos já divulgados em mais de um evento e pesquisas em fase de planejamento.
h) Será observado o enquadramento às normas do II CNDEDH, tais como: clareza do tema proposto, originalidade do trabalho, pertinência e relevância do tema para o evento, coerência e coesão textuais no desenvolvimento do trabalho; o resumo deve contemplar as informações essenciais sobre o trabalho; deve haver coerência entre o(s) objetivo(s) e a conclusão do trabalho; procedimentos metodológicos; adequação às normas gramaticais vigentes da Língua Portuguesa.
i) A definição da composição das sessões orais será estabelecida com base na classificação obtida na avaliação pela Comissão Científica. Os trabalhos aprovados serão publicados no CD dos Anais e Anais impresso do II CNDEDH, desde que haja inscrição do autor até o prazo informado na carta de aceitação e envio do recibo à Comissão Organizadora.
IV. CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SUBMISSÃO E SELEÇÃO DE TRABALHO
Até 22/05: inscrições de trabalhos, por meio do envio de resumo expandido ou relatos de experiências (modalidade pôster e/ou painel) e de artigo completo (modalidade comunicação oral), acompanhados de ficha de inscrição, conforme padronização apresentada abaixo;
31/05: divulgação dos trabalhos aprovados;
03/06: divulgação da programação das apresentações dos trabalhos no II CNDEDH.
V. INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE TRABAHOS
a)    Os trabalhos devem ser enviados somente pelo autor do trabalho para o e-mail cndedhtrabalhos@gmail.com até o dia 22 de maio de 2011;

b)    Os trabalhos serão submetidos à Comissão Científica mediante o pagamento de inscrição até o dia 22 de maio de 2011;

c)     Não haverá, em hipótese alguma, a devolução da taxa de inscrição;

d)    O primeiro autor de cada trabalho deverá, necessariamente, estar inscrito no evento. Para demais co-autores não há esta obrigatoriedade. Cada inscrição permite enviar apenas 02 (dois) trabalhos como primeiro autor;

e)    Somente serão aceitos trabalhos com até 03 (três) autores, incluindo o orientador;

f)      Para cada trabalho deverão ser enviados dois arquivos. Apenas um deverá conter os nomes dos autores e suas respectivas instituições;

g)    Os arquivos deverão ser enviados nas suas versões definitivas, já que não serão aceitas qualquer tipo de alteração;

VI. EIXOS TEMÁTICOS
a)    Ética, Direitos Humanos e Sociais
b)    Violência, Responsabilidade Social e Direitos Humanos
c)     Diversidade, Relações Étnico-Raciais na Escola e Sociedade
d)    Gênero, Sexualidade, Violência e Inclusão Social
e)    Violência Urbana e Representações Sociais
f)      Formação de Professor, Diversidade e Inclusão Social
g)    Direitos Humanos, Diversidade e Diferença na Escola e Sociedade
h)    Preconceito, Práticas de Violência e Cultura de Paz no Mundo Contemporâneo
i)       Intolerância Religiosa na Pós-Modernidade Brasileira
j)      Identidade, Linguagem(ns) e Discursos
k)     Sistema Prisional e Direitos Humanos



VII. NORMAS PARA COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS, RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

a) Resumo entre 400 e 500 palavras; palavras-chave (3).
b) O texto do trabalho completo deve estar entre 8 e 12 páginas, incluindo as referências e ilustrações. Apresentação em folha A4, margem superior e esquerda 3,0; margem inferior e direita 2,5 cm, espaço 1,5, fonte Arial, tamanho 12 pontos, alinhamento justificado. As notas de rodapé não devem ser numerosas nem extensas, e devem constar no final do texto. As referências devem seguir o padrão da ABNT;
c) A página de abertura deve conter o título em caixa alta e negrito, centralizado; três espaços abaixo da última linha do título deve(m) vir alinhado(s) à direita, em negrito, o(s) nome(s) do(s) autor(es), colocando-se nele(s) uma chamada de nota de rodapé, em não mais do que duas linhas para cada autor. Nesta nota deve constar a maior titulação da pessoa e e-mail para correspondência. Deixar três espaços entre o nome do último autor e a primeira linha do texto.
d) Os parágrafos deverão iniciar com uma tabulação de 1 cm, não devendo apresentar linhas de separação entre si;
e) Cada trabalho apresentado deverá ter uma ficha de inscrição;
f) O autor é responsável pela formatação e qualidade do texto para ser publicado nos Anais do II CNDEDH .
g) Referências, ao final do texto contendo, exclusivamente, as obras citadas e observando as normas da ABNT em vigor.
Observações importantes:
 As comunicações e os relatos de experiências deverão ser apresentadas por um único autor/componente, durante 20 minutos, havendo mais 10 minutos para discussão.
Certificado será emitido somente em nome do autor que realizou a inscrição.
Os textos devem ser enviados nas extensões doc.

VIII. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

ATENÇÃO: Os textos submetidos que não seguirem rigorosamente esta formatação não serão aceitos.

a)    PADRONIZAÇÃO DO ARTIGO (Comunicação oral)
Editor de texto – Microsoft Word 97-2003 (formato.doc);

Formatação:
Margens superior e esquerda: 3 cm; margens direita e inferior: 2,5 cm; fonte Arial; corpo 12; cor da fonte preta; alinhamento justificado; espacejamento entre linhas 1,5; sem espaçamento entre parágrafos;
Disposição:
As estruturas do texto deverão seguir a seguinte ordem:

b)    Título em negrito e centralizado, em letras maiúsculas;
c)     Nome do autor e co-autores (quando for o caso) à direita; Não inverter os nomes, não colocar vírgula, não abreviar e não acrescentar titulações (ex.: Mestre, Doutor, Orientador, etc.).
d)    Identificação da Instituição, Programa, Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver) à direita;
e)    Artigo: deverá ter de 10 a 12 páginas (incluindo gráficos, figuras e tabelas) e ser constituído por:
     - Resumo (até 500 palavras)
     - Introdução
     - Objetivos
     - Metodologia
     - Discussão
     - Considerações finais
     - Referências

f)      Palavras-chave: elencar 3 palavras-chave (justificado, à esquerda, abaixo do resumo);
g)    Contato: e-mail (justificado, à esquerda, abaixo do resumo)
IX. PADRONIZAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO (Pôster)

Editor de texto – Microsoft Word 97-2003 ou posterior (formato.doc);

Formatação – Margens superior/esquerda: 3 cm; inferior/direita: 2,5 cm; fonte Arial; corpo 12; cor da fonte preta; alinhamento justificado; espacejamento entre linhas 1,5; sem espaçamento entre parágrafos; sem recuos; sem notas de rodapé.

Disposição – As estruturas do texto deverão seguir a seguinte ordem:

a)    Título em negrito e centralizado em letras maiúsculas;
b)    Nome do autor e co-autores (quando for o caso) à direita; Não inverter os nomes, não colocar vírgula, não abreviar e não acrescentar titulações (mestre, doutor, orientador, etc.).
c)     Identificação da instituição, Programa, Unidade da Federação e Agencia de Fomento (se houver) à direita.
d)    Resumo: deverá ter de 4 a 6 páginas (incluindo gráficos, figuras e tabelas e ser constituído por:

Um comentário:

  1. Obrigado a Profª. Drª. pelo Convite, estarei sim presente nesse evento maravilhoso.

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